SCRUM, Métodos Ágeis e Docker

O evento anual de SCRUM e Metodologias Ágeis Regional Scrum Gathering® Rio 2015  aconteceu nos dias 13, 14, e 15 de agosto em Copacabana, coração do Rio de Janeiro. Este evento Scrum Gathering é marca registrada da Scrum Alliance que ocorre em todo o mundo e no Brasil é realizado pela K21  empresa certificada para treinamentos SCRUM com grande experiência nessas metodologias que estão revolucionando a forma de gerir projetos e negócios. O evento demonstrou o interesse cada vez maior dos participantes pela aplicação destas metodologias nos negócios. Antigamente este evento era mais focado na gestão ágil para Desenvolvimento de Software mas agora toma outra dimensão.

 

 

Um pouco de história

O embrião destas metodologias ágeis surgiram na industria automotiva Japonesa, ou mais específicamente na Toyota como descreve Jeff Sutherland em seu livro Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo. Jeff e seus colaboradores trouxeram estas ideias da Industria Automobilistica consolidando como metodologia ágil para a área de desenvolvimento de software. Mais recentemente Eric Ries aplicou estes conceitos para negócios e produtos como descrito no seu livro A Startup Enxuta (The Lean Startup)

O segredo do sucesso

O que está por trás do sucesso dessas metodologias é a eliminação do desperdício, o foco no cliente, o uso de métricas e experimentação, a colaboração e comprometimento nas equipes altamente integradas, a simplificação dos processos de gestão e o uso de ferramentas adequadas de TI.

Onde entra o Docker nisso ?

É neste ultimo item que entra o  Docker e a tecnologia de Contêineres. Esta tecnologia que iniciou com o suporte a LXC – Linux Containers, agora ganhou uma especificação independente de Sistema Operacional o que permitirá que a Microsoft lance em breve sua versão nativa de Docker (hoje ela roda numa mini maquina virtual Linux chamada Boot2Docker). O mesmo poderá ser feito no BSD, no Solaris, no MAC OSX e em outros sistemas num futuro próximo.

Enquanto isso podemos usar o a versão atual sem nenhum prejuizo já que o Docker roda 100% na maioria dos provedores de Cloud Computing e nos nossos Centros de processamento de Dados locais.

O Docker já é um EcoSistema de automação de Infraestrutura totalmente alinhado com os objetivos dos Processos Enxutos. Com ele podemos implementar nossa infraestrutura para Testes Automatizados, Integração Contínua, Entrega Contínua com a Escalabilidade e Resiliência desejada e exigida pelos negócios modernos baseados na WEB, no Comércio Eletrônico nas Apps Móveis com geolocalização e integração com mídias sociais.

A eliminação do desperdício é uma das grandes vantagens do Docker devido a sua arquitetura de imagem em camadas reutilizáveis. Enquanto uma máquina virtual leva minutos para levantar um serviço, no Docker isso pode levar alguns poucos segundos, graças a reusabilidade extrema de recursos.

A nivel de Arquitetura o Docker valoriza Micro Serviços permitindo integração completa e segura entre Contêineres.

Com isso o Docker pode ajudar a implementar os métodos ágeis incluindo Startup enxuta, Integração Contínua,  Testes Automatizados e Entrega Contínua num indice de produtividade excelente melhorando o Time-to-Market e ao mesmo tempo alcançando um melhor Retorno de Investimento.

Parabéns a equipe da K21 pelo evento e esperamos ansiosamente o próximo em 2016.

Para quem desejar se aprofundar no Docker pode solicitar um cupom de desconto para o curso neste link

Este é um curso on-line que preparei para a Escola Linux