Posicionamento do Docker no mercado

Os profissionais de TI que estão escolhendo uma tecnologia para automatizar sua infraestrutura vão gostar de ver este gráfico abaixo que mostra como o mercado está vendo está revolução causada pelo Docker principalmente à partir de meados de 2014 para cá. O crescimento do Docker foi exponencial.

O Vagrant não compete diretamente com o Docker e também está crescendo, porém mais lentamente.

Este gráfico reflete aquilo que já sabíamos mesmo que intuitivamente: as funcionalidades implementadas pelo Docker para suporte ao que podemos chamar de Virtualização Enxuta está surpreendendo o mercado de TI devido ao uso super eficiente de recursos (Memória, Disco, CPU) e a facilidade com que permite tirar proveito desses recursos.

Por curiosidade podemos comparar as pesquisas feitas sobre Docker com aquelas feitas sobre Lean Startup e SCRUM que também estão relacionados a eliminação de desperdício, porém nas áreas de Gestão de Negócios e Gestão de Desenvolvimento de Software respectivamente. Veja o gráfico abaixo mostrando como a curva de interesse pelo Docker é muito mais ascendente. Isto reflete a Inovação que o Docker incorporou e o quanto o mercado está empolgado com esta descoberta.

Por isso é muito importante que nós profissionais de TI nos especializemos nesta tecnologia para tirar o máximo de proveito dela para diminuir o esforço de Gestão de Infraestrutura nos nossos Centros de Processamento de Dados.

Para quem desejar se aprofundar no Docker pode solicitar um cupom de desconto para o curso neste link

Este é um curso on-line que preparei para a Escola Linux empresa do grupo Linux Solutions.

Obs.: Uma das sessões do curso trata da utilização do Docker na plataforma Windows e na plataforma MAC OSX.