Imagens Docker – copy-on-write

O Docker usa uma técnica conhecida como copy-on-write quando cria suas imagens.

 

Escolhi apresentar a explicação de como isso funciona via um video devido a complexidade de apresentar isso por escrito.

 

Este video faz parte do curso Introdução ao Docker que estou desenvolvendo para a Linux Solutions.

 

 

 

Esta  característica é é que faz do Docker um produto tão especial. Ela permite criar Imagens em camadas de forma muito rápida e eficiente reusando camadas existentes em outras imagens já disponíveis no seu computador host.

 

Nesta animação mostro como funciona esse mecanismo considerando um computador Host com Ubuntu Server 64 bits versão 14.04

 

Neste computador você pode instalar uma versão 1.7 (ou superior) do Docker.

 

Quando criamos uma imagem e executamos um contêiner à partir dela, usando o comando mostrado no vídeo, o ambiente virtual do Docker adiciona ao contêiner uma camada com bootfs e em cima dela uma camada com debian, depois outra com apache e ao final uma com php.

 

Todas estas camadas são ead-only. Ao final o docker adiciona uma ultima camada read-write para acomodar as alterações no ambiente em run-time. Esta camada será a única que aceitará modificações e cada recurso alterado será copiado deixando o anterior (da camada read-only) escondido.

 

Esta técnica permite uma reusabilidade sem precedentes.

 

 

Veja o video para entender melhor. Procure ver em HD para melhor qualidade de imagem.

 

Obrigado por visitar meu site.