Docker e a o formato universal para Contêineres.

OCI – Open Container Initiative : Uma revolução no mundo da Virtualização

O Docker permite empacotar uma aplicação com todas as suas dependências em uma unidade padronizada de Software e assim roda sempre da mesma forma independente de em qual sistema está rodando. Isto reduz um muito das “dores de cabeça” comuns na gestão do Ciclo de Vida da Aplicação. Permite também automatizar o provisionamento de recursos necessários a aplicação. Isto é uma verdadeira revolução no mundo da Virtualização.

 

No final de junho ultimo o pessoal do Docker anunciou em seu Blog o projeto  Open Container.  Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, de código aberto, agnóstico a fornecedor, gerenciado pela Linux Foundation com o propósito expresso de definir especificações abertas e padrão em torno de uma definição formal de um formato de Contêiner e do ambiente de Runtime desses Contêiners.

 

A Docker Inc doou o runC, que é uma ferramenta CLI – Command Line Interface para iniciar e rodar contêineres. Este projeto é aberto e servirá como ponto de partida rodando em Linux mas servirá de base para o desenvolvimento para Windows, FreeBSD e outros Sistemas Operacionais.

Os 5 princípios dos Padrões para Contêiners :

O padrão definirá

1) um formato de arquivo

2) um conjunto de operações

3) um ambiente de execução

O Contêiner deverá descrever suas dependências num formato auto-descritivo, portável, permitindo a execução em ambientes distintos em qualquer runtime compatível independente do conteúdod do Contêiner e do Sistema Operacional.

Esta é a razão pela qual foram definidos os cinco princípios que norteará o Padrão de Contêineres:

1. Operações Padrão

2. Independente de conteúdo

3. Independente de Infraestrutura

4. Projetado para Automação do Provisionamento

5. Entrega obedecendo Padrões da Indústria

 

Sobre a Open Container Initiative e seus patrocinadores

A OCI conta com patrocinadores incluindo : Apcera, AT&T, AWS, Cisco, ClusterHQ, CoreOS, Datera, Docker, EMC, Fujitsu, Google, Goldman Sachs, HP, Huawei, IBM, Intel, Joyent, Kismatic, Kyup, the Linux Foundation, Mesosphere, Microsoft, Midokura, Nutanix, Oracle, Pivotal, Polyverse, Rancher, Red Hat, Resin.io, Suse, Sysdig, Twitter, Verizon, VMWare.

 

A especificação está sendo desenvolvida no seguinte endereço github repository.  OCI é o elemento chave para acelerar o desenvolvimento de soluções para facilitar a implantação destas soluções nos provedores de Cloud (Públicas ou Privadas).

 

O Futuro chegou ! O melhor é que ela é Open Source.