Apple abre código da Linguagem Swift

Num movimento que representa uma mudança significativa para a Apple e para a indústria de TI ela abriu o código de sua linguagem de programação Swift em dezembro ultimo.

A Apple lançou o Swift inicialmente apenas para iOS/watchOS/tvOS (iPod, Apple Watch, iPhone, iPad, Apple TV) e para OSX (linha Mac). Ao abrir o código da linguagem a Apple está preparando o caminho para Swift ser executado em todos os tipos de máquinas, incluindo servidores com Linux, smartphones baseados no sistema operacional Android e tablets baseado no sistema operacional Windows Phone, da Microsoft.

A Apple criou um site http://Swift.org e vai compartilhar o código fonte através do repositório no GitHub. Ela também criou um ecosistema com uma ampla gama de ferramentas. a) Compilador Swift que poderá ser executado no Linux, além do Mac OSX; b) Gerenciador de pacotes para Swift;

A Apple não portou o Swift para Android ou Windows Phone, porém o código que lançou deve permitir que a comunidade open source construa software que rode potencialmente, em qualquer outro sistema operacional. Codificadores serão motivados a fazê-lo porque Swift já provou ser muito eficaz, segura e produtiva. Swift é significativamente mais fácil de aprender e usar do que Objective-C, e fornece a mesma eficiência. Empresas de grande porte como Twitter, Yahoo e LinkedIn já estão usando a nova linguagem em aparelhos da Apple e várias startups, já estão de olho nas formas de executar a linguagem em outras máquinas.

As máquinas Linux são usadas tanto nos grandes servidores e Farms das maiores empresas de tecnologia (Google, Facebook, Uber, Airbnb, etc.) como nos smartphones Android. Desta forma é muito bem vinda esta noticia de abertura da Linguagem Swift.

Em breve veremos Aplicações Swift rodando nos maiores Data Centers do planeta.

Para comemorar este fato eu criei uma imagem Docker que pode ser obtida em hub.docker.com/r/dockerbrasil/swift-2_2

Swift open source

Deixe seu nome e e-mail para que eu possa enviar cupons de desconto para o curso sobre Docker