A Caixa de Ferramentas Docker (Toolbox)

Recentemente a equipe do Docker lançou a sua Toolbox (Caixa de Ferramentas) para utilização do Ecosistema Docker. Esta Toolbox provê funcionalidades para gerenciamento facilitado para Contêineres no ambiente MAC OSX e Windows (No Linux não precisamos da Toolbox pois a instalação do Docker é direta).

 

 

Qual o objetivo a ser alcançado ?

Como o MAC OSX e Windows são Sistemas Operacionais diferentes do Linux e o Docker atualmente roda sob Kernel Linux, precisamos de um Ambiente Virtual para usar as facilidades do Docker nestes dois ambientes (que são largamente utilizados por Desenvolvedores e Administradores de Sistemas).

O que é o Docker Toolbox ?

O  Docker Toolbox é um instalador que permite fazer o setup do ambiente no Windows e no MAC OSX. Vale lembrar que podemos usar gerenciadores de pacote também quando pretendemos instalar e configurar o Docker e seus componentes. No OSX é possível usar o Homebrew para instalar o Docker facilmente. No Windows podemos usar o Chocolatey – https://chocolatey.org/packages/docker  – mas não trataremos aqui desta abordagem, pois preferimos o programa fornecido pela propria Docker inc.

O Docker Toolbox funciona como programa executável dependente de plataforma e tem a capacidade de acertar o ambiente pois detecta a existência de versão anterior fazendo automaticamente os upgrades e as migrações necessárias.

Como qualquer programa que envolva este tipo de complexidade, ele pode falhar em alguma situação específica e por isso ele pede que o usuário autorize o envio de dados anônimos relacionados ao processo de instalação (primeira vez) para a equipe do Docker  de forma que eles possam melhorar o programa. O usuário pode, no entanto, desmarcar esta opção.

O Docker Toolbox instala ou atualiza os seguintes softwares:

  • Docker Client
  • Docker Machine
  • Docker Compose (apenas na versão para MAC OSX)
  • Docker Kitematic
  • Docker Quickstart Terminal
  • VirtualBox

O Boot2Docker continua sendo suportado e também é atualizado.

É possível criar uma Docker Machine à partir de uma Maquina Virtual do Boot2Docker. Para isso devemos executar o comando:

docker-machine create -d virtualbox  \
--virtualbox-import-boot2docker-vm boot2docker-vm dev

Mas se optarmos por isso à partir desse momento devemos usar o comando docker-machine para interagir com a maquina virtual em vez do vínhamos utilizando que era o comando boot2docker
A comparação entre as duas abordagens pode ser vista em detalhes nesta tabela abaixo:

ou no link: http://docs.docker.com/installation/mac/#migrate-from-boot2docker onde vemos mais detalhes sobre migração.

Qualquer problema encontrado no processo de instalação pode ser reportado no endereço https://github.com/docker/toolbox/issues o que também ajuda na melhoria do programa.

Neste processo de instalação citado, o Docker Toolbox mantem a versão anterior do programa Boot2Docker (1) e instala Docker Quickstart Terminal e o Kitematic (Beta) (3) na pasta Docker (2)

As Imagens e Contêineres antigos ficam disponíveis via a Maquina Virtual Boot2Docker anterior e para usá-las basta executar:

boot2docker start

Se desejar migrar para a Máquina Virtual Docker Machine use o comando

“docker-machine create -d virtualbox …”  citado anteriormente.


Matricule-se no curso online Introdução ao Docker para saber mais sobre esta tecnologia revolucionária

.

Se desejar um cupom de desconto entre em contato via formulário abaixo.

Deixe seu nome e e-mail para que eu possa enviar cupons de desconto para o curso sobre Docker

Você pode também curtir a página do facebook no link abaixo :

https://www.facebook.com/joaoparanaweb